Um tango, como a vida deve ser

por Gustavo Gitti 19 December 2007 14 comentários

Tango - Danzarin - Dança de salão

Foi domingo agora. Os bolsistas se apresentaram na festa de fim de ano da academia. Seis meses de ensaio para três minutos de dança.

Engraçado foi acompanhar a decisão das mulheres quanto ao que vestir. Elas demoraram quase um mês para fechar o vestido e mandar fazer. Aberto nas costas? Que cor, qual tecido? Com meia ou sem? Que tipo de sapato? Até a questão do brinco ocupou algum tempo. Com os homens, foram alguns segundos: “Terno preto simples sem firula?”. Fomos unânimes.

É difícil descrever o prazer de bater a ponta do sapato no chão antes de dar um passo no tango (algo bastante comum nessa dança). Ou o prazer de quase não se movimentar e sutilmente conduzir cada oitinho da dama. O vídeo não mostra o melhor: nossos olhares, as mãos que às vezes escapam, a entrega da dama nos giros, os ganchos entre as pernas, o passo firme na cabeça do tempo, o tesão de oferecer quase nenhuma beleza sem ganhar nada com isso.

A música? Danzarin, de Julián Plaza. Editada, claro. Belíssima, vários andamentos, densa, precisa. Como a vida deve… Enfim, o vídeo vai abaixo. Quem curte salsa vai adorar essa outra apresentação que rolou na mesma noite (2 bolsistas e 2 professores, música foda).

A Aninha e eu somos o casal mais próximo da câmera (parado antes da música, à direita). Aninha, você foi demais, mulher! Não tive trabalho algum, só andar atrás de você e manter a pose que o terno pedia.

[link para leitores de rss feed: http://www.youtube.com/watch?v=VYSa27vG5rc]

Agradeço aos professores André Toffani e Camila Morales. E também ao pessoal da dança: Isi, Sil, Cá, Lu, Vilela, Gui, Kadu, Aninha e Van. MUITO bom ter ficado esse tempo com vocês!!! Aprendi pra caralho deveras.

Da mesma apresentação, tem outra versão aqui (que mostra mais a coreografia, em detrimento da imagem). Somos o primeiro casal que entra ainda sem música. (Quando o vídeo profissional chegar, subo e linko aqui).

Post dedicado aos casais que ainda não dançam. Se quiserem ajuda para encontrar academia perto de casa, me enviem um email pelo contato do blog.

P.S.: Estou colaborando em um blog da Nokia. Pra quem se interessar, eis o link: Nokia Intellisync.

Blog Widget by LinkWithin

Para transformar nossas relações

Há algum tempo parei de escrever no Não2Não1 e comecei a agir de modo mais coletivo, visando transformações mais efetivas e mais a longo prazo. Para aprofundar nosso desenvolvimento em qualquer âmbito da vida (corpo, mente, relacionamentos, trabalho...), abrimos um espaço que oferece artigos de visão, práticas e treinamentos sugeridos, encontros presenciais e um fórum online com conversas diárias. Você está convidado.



Receba o próximo texto

14 comentários »

  • Wagner Fontoura

    Que grande barato, Gustavo! Adorei ver você nessa faceta! Eu adorarei quando também aprender a dançar – não demoro a buscar essa realização. Chegando a SP no ano que vem já vou logo dar um jeito nisso. Parabéns! Grande abraço!

  • B. - A Vida Secreta

    Ficou lindinho de terno preto… Certa vez, no auge de uma mega-depressão, um amigo me indicou a dança de salão. E eu (boba) não aceitei a dica, sou muito descoordenada (vc não faz idéia do que sou eu dançando aeróbica, era de morrer de rir). Mas achei interessante a dica dele na época. Além de ser uma ótima forma de socialização, há o toque, a aproximação com o outro e, acho que é o ponto principal da dança como terapia, enquanto se dança, e se concentra nos passos, se esquece da vida lá fora. Vendo a carinha de vcs dançando, tive a impressão nítida, que naquele momento, tudo o que vcs queriam era dançar bem e bonito. E conseguiram. Parabéns!

  • Sandra

    Mulher demora pra escolher a roupa, mas quando entra em consenso, arrasa. Os detalhes, a beleza e a sensualidade do vestido já foram meio caminho andado para o sucesso da apresentacao, além do esforco do conjunto. Gostei!

  • Camila Tonobohn

    Ok, ok. Você não me chamou. Eu perdi. Que tenha sido a última vez!!

    Ano que vem começarei oficialmente a dança de salão, mas confesso que salsa é deveras difícil e tango não terei. O que não será de todo ruim, pois assim vocês podem me ver dançando bolero, merengue, zouk e cha cha cha, sem contar a dança do ventre e o tribal. E eu posso ver vocês dançando todo o mais. Ou seja, estamos nos devendo apresentações dançantes.

    E um encontro qualquer também, num bar da vida, em um canto não-importa-onde.

    Quero aproveitar pra te desejar boas “festas”. Que seu retiro seja maravilhoso e que 2008 seja um ano de realizações (sempre mais e mais).

    Adoro você.

    Beijos, Cá.

  • Gustavo Gitti (autor)

    Hum, amigas lendo meu blog… Isso não é uma boa idéia… ;-)

    E não é que esqueci de te chamar, Cá? Depois contos os porquês.

    Salsa não é tão impossível quanto parece, não. Depois quero saber onde fará o curso.

    Quanto ao não-importa-onde: marcado, fechado, anotado, guardado. Fale com seu assistente e com sua secretária, eu falo com as minhas para liberar a agenda. ;-)

    Outro desse 2008 para você.

    Beijo!

  • Mulher Solteira

    Gustavo, parabéns!

    A apresentação de vocês ficou muito bonita! Obrigada por ter dividido esse momento com a gente.

    Uma amiga está insistindo muito para eu fazer aula de tango com ela e o namorado (agora eles já estão em um nível bem mais avançado). Eu estou super a fim! Só segurei até agora por causa do dinheiro… quem sabe em 2008 também não faço mais esse investimento em mim mesma.

    Um beijo carinhoso.

    Cris.

  • Kash

    Olá…

    Lindo vídeo, linda dança…

    lembra de mim? nos conhecemos aquele dia no bar Genial, lançamento do livro do Doni… estava na mesa com vcs.

    Gostei muito do blog.

    bjos

  • Maira

    Hummm… dancei junto com voces aqui na frente da tela…
    Parabéns. E um ótimo ciclo novo para todos nós.

  • claudia lyra

    Adorei a coreografia! Vocês estavam muito bem ensaiados, parabéns! Tem um ano e meio que faço dança de salão e, de novembro pra cá, estamos no tango… é difícil pacas, mas estou amando! Beijos…

  • Caleydoscope Eyes

    Eu acho simplesmente lindo tango e adoro salsa….um dia eu ainda aprendo a dançar direitinho pra não ficar só na vontade…

  • Ulisses Adirt

    Bem bacana a apresentação. Gostei bastante da dança, mas gostei mais ainda de encontrar outro blogueiro falando também sobre dança de salão. Se quiser ver uma das coreografias de fim de ano da minha academia, pode conferir nessa postagem aqui: http://incautosdoontem.blogspot.com/2007/12/resultado.html

    Abração.

  • Gustavo Gitti (autor)

    Ulisses, muito bom o Lindy!!! Comentei lá.

    Tu sabes que antes do tango começamos a ensaiar uma coreografia de Lindy Hop que foi abandonada quando o professor decidiu pelo tango. É muito divertido dançar isso!!! As músicas eu gosto de todas, big bands, andamento rápido, chimbal frenético…

    Se você for de sampa, me chame para festas e bailes, ok? Abraço!!!!!!!

  • Ka

    hummmmmmmmm adoreiiiiiiiiiiii!! Eu queroooooo hehe. bjka

  • Natalia

    Oi Gustavo, não te conheço, conheci seu blog hoje como escrevi em um comentário em outro post, mas quero parabeniza-lo por esse outro post, e essa apresentação, achei maravilhoso, tango é uma dança maravilhosa, sensual, elegante, com passos perfeitos. Todos passos sao lindos no tango..

    Obrigada por exibir essa apresentaçaõ para nós.